Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
TIRAI A PEDRA  (12-02-2018)
CANTINHO DA ORAÇÃO  (10-02-2018)
ORAI SEM CESSAR  (05-02-2018)
CANTINHO DA POESIA  (03-02-2018)
JESUS  (02-02-2018)
MINHA META
Qual sua meta para 2.018?
Arrumar um emprego
Voltar a estudar
Passar no vestibular
Comprar uma casa
Ser pvomovido na empresa
Realizar um sonho
Nâo tenho meta ainda
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (1789 votos)

ONLINE
3
Partilhe esta Página



 

 

 

 s

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


MENSAGEM DO DIA - outubro/2014
MENSAGEM DO DIA - outubro/2014

INTRODUÇÃO

Neste mês de outubro vamos celebrar o MÊS MISSIONÁRIO, e refletiremos nele a história de JOSÉ, uma historia de fé, coragem e perseverança.  Assim como José foi lançado no fundo do poço por seus irmãos que tinham inveja do seu talento, as sua fé no Deus criador, muitos hoje em dia são desafiados a demonstrar em quem acreditam e a permanecerem firmes diante da inveja de pessoas que tentam lhes derrotar.

Cada um tem um ou mais dons que Deus lhe deu, mas há pessoas que não sabem desenvolver esse dom e pensam que tem o direito de tentar fazer com que o outro fique de braços cruzados, ou seja, procuram atrapalhar quem quer fazer alguma coisa.  José foi desafiado por seus irmãos, vendido à uma caravana que ia para o Egito, e lá foi desafiado pela mulher de faraó a cair no adultério, mas resistiu essas tentações e por isso foi lançado na prisão, mas mesmo assim nunca perdeu sua fé em Deus, e isso lhe foi creditado para a justiça.

Aquele que desceu ao fundo do poço, também desceu para o Egito, e lá desceu para o fundo de uma fria prisão, mas um dia Deus o exaltou, colocando-o como governador do Egito, onde ele levou toda sua família a conversão.

         Se você meu amigo, meu irmão, está se sentindo no fundo do poço, não se preocupe; Deus vai te exaltar com muitas bênçãos e fazer de você um instrumento para a conversão de muitos.

Um dia eu me senti no fundo do poço, me via perdido no alcoolismo e na falta de esperança.  Para mim a vida não tinha mais sentido, era um total vazio, mas Deus enviou um servo seu para me resgatar e hoje sou feliz, apesar de tantos problemas.  Não tenho tudo o que desejava ter, mas tenho muito mais que isso, tenho um Deus na minha vida que me sustenta e me guia pelos caminhos da vida, além de ter esperança de um mundo melhor, sem dor, sem tristeza e sem mágoas (Apocalipse 21, 4).

         Que neste mês de outubro você possa refletir um pouco sobre sua vida, e ver que Deus tem um plano para você, assim como tinha para seu servo José.

Bom estudo e que Deus te abençoe.

 

01/10

 

O PREÇO DA FAMA

(Gênesis 37, 1-11)

E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque

era filho da sua velhice...  (Vv. 3)

         Certamente você já pensou em ser uma pessoa famosa, alguém que todos olham e ficam admirados, não é verdade?  Não é pecado querer ser importante, ser famoso, o problema está no exagero.  Muitos chegam a um patamar superior e pisam nos que estão em baixo, humilham os mais humildes e se sentem superiores.

Não é o caso que vemos no relato bíblico em questão, onde José é o filho mais novo e é aquele que o pai mais ama.  Isso tem um preço: a inveja dos seus irmãos.

         Você acha que José se sentia mais importante que seus irmãos?  Por que? (compare com Jeremias 1, 11-14) 

 

         Deus escolhe pessoas para anunciar ao seu povo o que deve acontecer, essas pessoas são chamadas de PROFETAS.  José foi um profeta na sua casa, pois anunciou aos seus irmãos os planos de Deus.

         O que Deus queria mostrar aos seus servos através de José?

 

         Se uma pessoa de grande influencia na comunidade vier a lhe alertar de algum perigo, certamente você vai ficar preocupado, mas se for uma pessoa de pouca ou nenhuma influencia que fizer o mesmo anuncio, a chance de esse aviso ser ignorado é muito grande.  Imagine José sendo um garoto, um adolescente, o que ele poderia mostrar aos seus irmãos mais velhos?  Deveriam eles lhe dar creditos?  “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”.  (1 Coríntios 1:27)

         Se você fosse um dos irmãos de José, daria credito às suas palavras?  Por que?

 

         E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.  (Lucas 4:24).  Como você interpreta essas palavras de Jesus?

 

         Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração. (Gênesis 37:11).  Assim como José sofreu a inveja dos seus irmãos, certamente você vai sofrer a inveja dos que não suportam ver a sua vitória, mas Deus é contigo e ninguém será capaz de impedir que você seja um vitorioso.

PARA REFLETIR:

1 – O que levou Jacó a amar mais José que os outros filhos?

 

2 – O que Jacó fez para José que demonstrou que ele o amava mais que os outros?

 

3 – O que seus irmãos temiam a respeito do seu sonho?

 

4 – Qual foi a atitude do seu pai diante de tudo o que acontecia?

 

5 – E você, como reagiria a tudo isso?

 

02/10

 

 

O PRIMEIRO DEGRAU PARA A VINGANÇA

 

(Gênesis 37, 12-25)

 

 

 

         E Israel disse a José: "Como você sabe, seus irmãos estão apascentando os rebanhos perto de Siquém. Quero que você vá até lá". "Sim, senhor", respondeu ele.  (Vv. 13).

 

         Certamente o que seus irmãos queriam era tê-lo cada vez mais distante, por isso foram para um lugar mais distante apascentar seus rebanhos (Vv. 17).  José era um homem justo, que temia a Deus e era obediente ao seu pai, e isso despertava cada vez mais a ira dos seus irmãos.

 

         Você já enfrentou a ira de algum “inimigo” por ser fiel no seu compromisso?  (Exemplo, no ambiente de trabalho, muitas vezes, tem aquele que procura prejudicar o colega que é fiel). 

 

 

 

         Sejam sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar...  (1 Pedro 5:8)

 

Fazer o que é certo e andar segundo os planos de Deus é atrair a ira do inimigo, por isso devemos ter a consciência de que para ser justo, devemos pagar um alto preço, mas a recompensa é grandiosa.  Pena que muitos não querem pagar esse preço.

 

         Você acha que José estava errado em obedecer as ordens de seu pai de ir cuidar dos seus irmãos?  Por quê

 

 

 

         Podemos destacar muitos traços de caráter de José, mas o principal deles é a OBEDIENCIA.  Ele bem sabia o que estava enfrentando, sabia da ira dos seus irmãos, mas não temeu em obedecer as ordens do seu pai e ir ao encontro dos seus irmãos.

 

Bem que ele poderia dizer ao seu pai “não pai, não vou não, eles podem fazer alguma coisa contra mim, estão irados comigo”, mas não foi essa a atitude dele, simplesmente obedeceu a ordem do seu pai.

 

 

 

         Conte a historia de alguém que obedeceu a ordem de Deus e quais foram as consequências. (ex. Lc. 1, 38; Mt. 1, 18-24)

 

 

 

         Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai.  (vv. 22)

 

Assim como Rubém existe pessoas que sempre procuram livrar seu próximo das garas do inimigo, mas nem sempre essas pessoas tem a força suficiente para conter a ira do inimigo, e inevitavelmente ele foi lançado no fundo do poço.

 

         Você já passou por situação semelhante em que fostes lançado no “fundo do poço” por inveja de um inimigo?  Como foi?

 

 

 

PARA RELFETIR:

 

01 Que ordem José recebeu do seu pai?  Qual sua atitude?  Se fosse você, qual seria a sua atitude?

 

 

 

 

 

02 – Qual a reação dos seus irmãos ao verem José se aproximar deles?  Por quê?

 

 

 

03 – Qual foi a atitude de Rubem?  E você, qual seria a sua?  Por quê?

 

 

 

04 O que os irmãos de José fizeram depois de o jogarem no poço?  O que isso significa?  (compare com Mt. 26, 15)