Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
EM BUSCA DA PAZ  (16-04-2018)
MÃOS VAZIAS  (16-04-2018)
PROCURANDO UM AMIGO?  (21-03-2018)
SUPERANDO LIMITES  (21-03-2018)
VIVER  (21-03-2018)
RAIO DE LUZ  (21-03-2018)
NÃO TEM PAZ INTERIOR?  (21-03-2018)
JESUS  (21-03-2018)
EU, O NATAL E A BÍBLIA  (21-03-2018)
MINHA META
Qual sua meta para 2.018?
Arrumar um emprego
Voltar a estudar
Passar no vestibular
Comprar uma casa
Ser pvomovido na empresa
Realizar um sonho
Nâo tenho meta ainda
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (1869 votos)

ONLINE
3
Partilhe esta Página



 

 

 

 s

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS
MATEMÁTICA SEM FRONTEIRAS

Esta página foi criada com o objetivo de ajudar pessoas a entender melhor essa ciência, pois para muitos parece incompreensível.  Como a matemática está presente em quase todas as áreas do nosso dia-a-dia, teremos o prazer de ajudá-lo a compreender melhor esse assunto.

            Primeiramente, vamos viajar um pouco no tempo e descobrir quando foi que surgiu essa ciência tão complicada e ao mesmo tempo tão importante para a vida.

 

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Anteriormente à modernidade e à expansão mundial do conhecimento, os exemplos escritos de novos progressos matemáticos tornaram-se conhecidos em apenas poucas localidades. Os textos matemáticos mais arcaicos disponíveis que nos são conhecidos são o Plimpton 322 (matemática babilônica, cerca de 1900 a.C.), o Papiro Matemático de Rhind (matemática egípcia, cerca de 2.000-1.800 a.C.) e o Papiro Matemático de Moscou (matemática egípcia, cerca de 1.890 A.C.). Todos estes textos versam sobre o então chamado Teorema de Pitágoras, que parece ser o progresso matemático mais amplamente difundido depois da aritmética básica e da geometria.

 

MATEMÁTICA NA PRÉ-HISTÓRIA

A origem do pensamento matemático jaz nos conceitos de número, magnitude e forma. Estudos modernos da cognição animal mostraram que tais conceitos não são unicamente humanos. Eles teriam sido parte da vida cotidiana de sociedades de indivíduos caçador-coletores. Ademais, que o conceito de número tenha se desenvolvido paulatinamente ao longo do tempo, isto fica evidente com o fato de que algumas línguas atuais preservam a distinção entre "um", "dois" e "muitos", mas não em relação a números maiores do que dois.

O objeto matemático reconhecido como possivelmente o mais antigo é o osso de Lebombo, descoberto nos montes Libombos, na Suazilândia, e datado de aproximadamente 35.000 anos A.C. Tal osso consiste em 29 entalhes feitos em uma fíbula (ou perônio) de um babuíno. Também foram descobertos artefatos pré-históricos na África e na França, datados de entre 35000 e 20.000 anos atrás, os quais sugerem tentativas arcaicas de quantificação do tempo. No livro How Mathematics Happened: The First 50,000 Years (sem versão em português), por exemplo, Peter Rudman argumenta que o desenvolvimento do conceito de números primos apenas pôde ter surgido depois do conceito de divisão, a qual é por ele datada de após 10000 a.C., sendo que os números primos provavelmente não eram entendidos até em torno de 500 a.C. Ele também escreve que "não foi feita nenhuma tentativa de explicar por que razão uma talha de alguma coisa deve apresentar múltiplos de dois, números primos entre 10 e 20 e alguns números que são quase múltiplos de 10."..

 

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO NOSSO DIA-A-DIA

A Matemática está presente em diversas situações, se olharmos ao nosso redor podemos notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. Seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir o novo, investigar situações, é a ciência do raciocínio lógico.

Desde a Antiguidade, a necessidade do homem de relacionar os acontecimentos naturais ao seu cotidiano despertou o interesse pelos cálculos e números. O surgimento do sistema de numeração decimal provocou um enorme avanço no desenvolvimento da Matemática, pois as teorias e aplicações podiam basear-se nos números, na busca por teses e comprovações.

Atualmente, a Matemática consiste na ciência mais importante do mundo moderno, sendo abordada desde as séries iniciais. Sua relação com o cotidiano exige das pessoas um conhecimento mais amplo da disciplina, por isso devemos dar uma maior atenção ao seu estudo.

 

EXEMPLOS DO USO DA MATEMÁTICA:

- O pedreiro que vai construir uma casa precisa fazer cálculos.

- O médico que acompanha o crescimento de uma criança precisa fazer cálculos.

- O engenheiro é o que mais faz cálculos.

- O carpinteiro que vai cobrir uma casa precisa calcular o tamanho das madeiras.

- O comerciante precisa calcular seus gastos, precisa fazer troco, enfim, precisa da matemática.

- O químico precisa fazer cálculos também.

- O marceneiro que vai fabricar móveis também precisa fazer cálculos.

Enfim, quase todas as profissões precisam de alguma forma, ter conhecimento da matemática.  Por isso vamos iniciar um estudo dessa ciência a partir das suas operações básicas.

NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR!  Deixe seu comentário, envie suas dúvidas por email, por whatsapp ou pelo formulário contido no site.

SEJA BEM VINDO!

VISITE TAMBÉM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

(clique aqui)

 

ASSUNTOS: (clique no link)

 

01 - As operações básicas

 

02 - Conjuntos numéricos

 

03 - A adição e suas propriedades